Desde o início de 2022 os estudantes que ingressaram no 1º ano do Ensino Médio passam a contar com mais uma ajudinha dos professores. Os docentes passarão também a auxiliar os estudantes no processo de construção de seus projetos de vida que é um componente transversal para ajudar os jovens a entender suas aspirações e poder definir seus percursos formativos, conforme seus interesses e necessidades.

Tais percursos são ofertas de diferentes itinerários formativos no Novo Ensino Médio que possibilitará a escolha das trilhas de aprofundamento e eletivas pelos estudantes, ampliando seus conhecimentos em uma das áreas como Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza ou Ciências Humanas e Sociais; ou ainda, em uma formação técnica e profissional que poderá ser ofertada pela escola.

Embora no ano de 2021 algumas unidades particulares de ensino tenham experimentado essa prática em seus projetos pedagógicos a mudança passa a ser obrigatória somente em 2023 quando todas as unidades públicas e privadas deverão, obrigatoriamente, disponibilizar os itinerários que serão optativos, escolhidos de acordo com a vontade do estudante e da oferta da instituição e serão compostos para se aprofundar nos conhecimentos das seguintes áreas:

  • linguagens e suas tecnologias;
  • matemática e suas tecnologias;
  • ciências da natureza e suas tecnologias;
  • ciências humanas e sociais aplicadas;
  • formação técnica e profissional.

A aprovação da Base Nacional Comum Curricular do Novo Ensino Médio, os novos referenciais curriculares elaborados nas 27 UF, assim como a formação de professores, os recursos e materiais didáticos e as matrizes das avaliações do Sistema de Avaliação
da Educação Básica (SAEB) e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), estarão alinhados às competências e habilidades estabelecidas para cada uma das áreas de
conhecimento na BNCC, possibilitando uma formação sólida a todos os estudantes.
Dessa forma muitas mudanças se farão necessárias nos processos seletivos e de avaliação para ingresso nas Universidades de todo Brasil assim como ocorreu no ano
passado na fase experimental do ENEM DIGITAL.

Ademais, diante das necessidades de se explicar o que esse novo cenário sinaliza continuaremos imersos na tendência da digitalização do processo de ensino aprendizagem ofertando aulas particulares remotas mediadas pelos elementos da tecnologia mais avançados visando a máxima performance. Além disso, traremos
novidades frequentemente pois a nossa preocupação também visa elucidar as dúvidas que surgem ao longo desse novo caminho cada vez mais distante da linha engessada e tradicional para auxiliar o estudante em seu desenvolvimento pleno sob uma ótica cada vez mais EXATICS.

Fontes: WWW.GOV.BR

Autor: Prof. Me. Daniel Oliveira